acessos de natureza descriminada


Uma luta de titâs... uma luta de sentidos invertidos.
desenho a grafite e PhS... viva o Duotone e o Multiply!



notícia original:
.
Novo troço do IC9 abre hoje ao trânsito
depois de polémicas com ambientalistas

O novo troço do Itinerário Complementar 9 (IC9) entre a zona de Tomar e Carregueiros é inaugurado hoje depois de vários anos de polémicas com ambientalistas, que acusaram os promotores da obra de destruírem árvores protegidas.
Azinheiras e sobreiros foram algumas das espécies alegadamente destruídas pelos empreiteiros da obra, tutelada pela empresa Estradas de Portugal, que sempre negou as acusações. A polémica chegou mesmo a motivar providências cautelares contra a obra por parte da associação ambientalista Quercus mas a via acabou por ser concluída, apesar das polémicas. Segundo os ambientalistas, o troço escolhido pela Estradas de Portugal envolveu a destruição de uma mancha de azinheiras protegidas no limite do concelho de Tomar com Ourém, mas, para a Quercus, a opção por um traçado mais a norte iria diminuir os custos e minimizar os danos, atingindo apenas encostas de eucaliptos.
O actual traçado, com cerca de oito quilómetros, custou perto de 37 milhões de euros, com 50 por cento de financiamento comunitário [...] Esta via tem sido também considerada uma prioridade para o sector do turismo já que permitirá a ligação do Santuário de Fátima e de três monumentos que estão classificados pela UNESCO (Convento de Cristo e Mosteiros da Batalha e de Alcobaça).
.
in Jornal Sol (digital), 29/04/08

Sem comentários:

Enviar um comentário